Existem vários fatores que podem levar a doença renal crônica. Uma vez que ela é instalada, pode levar a perda progressiva das funções dos rins, tendo a necessidade da hemodiálise.
Pacientes renais crônicos precisam de um cuidado especial com a alimentação. Mesmo vegetais considerados inofensivos, podem ser prejudiciais ao paciente renal.
Uma alimentação saudável é aquela planejada com alimentos de procedência conhecida, preferencialmente natural, preparada para que se preserve o valor nutritivo e os aspectos sensoriais. Os alimentos selecionados devem ser aqueles que você tem o hábito de comer, adequados em quantidade e qualidade para suprir as necessidades nutricionais e calóricas.
Para pessoas que fazem diálise, isso é ainda mais importante, porque a correta alimentação interfere no tratamento dialítico. Mas essas pessoas precisam saber que alguns cuidados devem ser tomados para que a saúde fique em dia, principalmente na escolha dos alimentos, claro, sempre com o auxílio de um profissional de nutrologia, que vai orientar e acompanhar a evolução clínica do paciente.
A dieta para o tratamento de hemodiálise é baseada na restrição ou na redução do consumo de proteínas e de alimentos comalto teor de fósforo, potássio e sódio.
Veja abaixo as principais fontes destas substâncias
Carnes em geral (peixe, frango, porco, boi, sardinha, frutos do mar, miúdos, lingüiça, salsicha, presunto, mortadela, salame, peito de peru); leite e derivados (queijos, iogurte, doce de leite, sorvete, chocolate); oleaginosas (amendoim, castanha, nozes e avelãs); ovos; grãos (feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, soja); refrigerantes a base de cola e cervejas (alto teor de fósforo)
Alimentos com baixo teor de potássio:
Frutas como abacaxi, acerola, ameixa fresca, banana maçã, caju, caqui, jabuticaba, laranja lima, lima da pérsia, limão, maçã, manga, melancia, morango, pêra, pêssego e pitanga; verduras como alface, agrião, almeirão, cenoura, escarola, pepino, pimentão e repolho.
Legumes com baixo teor de potássio se cozidos em água fervente e desprezando a água da fervura: abóbora, abobrinha, acelga, batata, berinjela, beterraba, brócolis, chuchu, couve-flor, couve-manteiga, espinafre, mandioca, mandioquinha, quiabo e vagem
Alimentos com alto teor de sódio:
Embutidos em geral (presunto, mortadela, bacon, linguiça, salame, salsicha); peixes processados e salgados (sardinha, atum, salmão, bacalhau e aliche); queijos em geral, exceto ricota e queijo minas fresco; enlatados em conserva (milho, ervilha, azeitonas, picles e palmito); margarina ou manteiga com sal; temperos e molhos prontos; sopas e alimentos de pacote.
Sabendo dos teores de cada substância, consuma conscientemente, pois alimentação é saúde. Esclareça com seu médico e nutricionista quaisquer dúvidas, saiba do resultado dos seus exames e participe ativamente de seu tratamento.