(22) 99745-7014

Entendendo a Hemodiálise

O que é hemodiálise?

Hemodiálise é um procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue humano. Ela se torna imprescindível para pessoas com doença renal crônica, nas situações em que o rim doente não pode mais realizar estas funções – vitais para o organismo.

O processo elimina os resíduos que são prejudiciais à saúde do corpo, como o excesso de sal e de líquidos. A filtragem do sangue também controla a pressão arterial e ajuda o corpo a manter o equilíbrio de substâncias, como sódio, potássio, ureia e creatinina.

As sessões de hemodiálise podem ser realizadas em hospitais, clínicas ou em domicílio, desde que com o suporte de uma equipe especializada.

Quem precisa fazer?

A hemodiálise é indicada para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica graves. A indicação do tratamento é feita pelo nefrologista (médico especialista em doenças dos rins), através de:

  • Consulta médica, investigando os sintomas e examinando o paciente;
  • Dosagem de ureia, creatinina, potássio e ácidos no sangue;
  • Quantidade de urina produzida durante um dia e uma noite;
  • Cálculo da porcentagem de funcionamento dos rins (clearance de creatinina e ureia);
  • Avaliação de anemia (hemograma, dosagem de ferro, saturação de ferro e ferritina);
  • Presença de doença óssea.

Após esta avaliação, é possível começar o tratamento com remédios que podem controlar os sintomas e estabilizar a doença. Caso os remédios não sejam suficientes e a doença progrida, pode ser necessária a hemodiálise. Esta decisão é tomada em conjunto pelo paciente e seu médico nefrologista.

Como funciona a hemodiálise?

Na hemodiálise, uma máquina recebe o sangue do paciente por um acesso vascular, que pode ser um cateter (tubo) ou uma fístula arteriovenosa.

O sangue é bombeado até o filtro de diálise (dialisador), onde é exposto à solução de diálise (dialisato) através de uma membrana semipermeável que retira o líquido e as toxinas em excesso. Após este processo, o sangue é devolvido limpo para o paciente pelo acesso vascular.

Por que fazer hemodiálise em casa?

Quem faz hemodiálise precisa se deslocar até um hospital ou clínica especializada de três a quatro vezes por semana, para sessões que duram em média quatro horas. Para pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção, esse deslocamento se torna muito penoso, ou até mesmo inviável. A hemodiálise em casa permite que o tratamento seja feito na residência do paciente, no horário que melhor se adequar à sua rotina.