(22) 99745-7014

Dia da Saúde e Nutrição: Conheça os alimentos que ajudam no funcionamento dos rins

Quer levar uma vida mais saudável? A resposta para esta pergunta pode estar no seu prato. O que você come influencia muito na sua qualidade de vida – para melhor ou para pior. Com as escolhas certas, é possível prevenir diversas doenças, inclusive as renais.

Aproveitamos o 31 de março, Dia da Saúde e Nutrição, para trazer de presente uma lista de alimentos que ajudam no bom funcionamento dos rins, órgãos que têm a capacidade de regular a pressão arterial, filtrar o sangue, eliminar toxinas e produzir hormônios.

Alimentos naturais – Quanto mais natural a refeição, melhor. Os alimentos industrializados, cheios de corantes e conservantes, devem ser substituídos por frutas, legumes, verduras e cereais. Desembale menos, descasque mais.

Frutas cítricas – A laranja e o limão são ricos em citrato, que previne a formação de cristais nos rins. Por isso são recomendados para quem tem familiares com histórico de pedras nos rins. O consumo pode ser in natura ou em forma de suco. O melão também é um ótimo aliado na saúde.

Leite e derivados – Ao contrário do que muitos acreditam, o consumo do cálcio também ajuda a inibir a formação do cálculo renal. A quantidade ideal é de três a quatro porções de lácteos por dia.

Cereais integrais – Além de serem uma excelente fonte de energia, eles oferecem mais vitaminas, minerais e fibras. O consumo de fibras ajuda a manter as funções intestinais e promover a sensação de saciedade, contribuindo para manter o peso corporal saudável.

Água – Todo o organismo ganha quando você se hidrata corretamente. Afinal, somos ¾ de água. A quantidade ideal varia entre 2 e 3 litros por dia. Fatores como peso, quantidade de suor e temperatura ambiente fazem essa quantidade variar para mais ou menos.

Folhas verdes-escuras – Brócolis, rúcula, espinafre, agrião, couve e acelga são ótimas fontes de vitaminas, fibras, ferro e cálcio, que ajudam a prevenir a formação de pedras nos rins.

Couve-flor – Fonte de vitamina C, vitamina K e complexo B, este vegetal tem propriedades anti-inflamatórias e é uma rica fonte de fibras. Por ser menos calórico e conter menos potássio, pode substituir a batata em algumas receitas.

Azeite – O óleo de oliva é fonte de bom colesterol e possui pouco fósforo. Por isso mesmo é uma excelente opção para quem sofre de problemas renais. Adicionado à comida, o azeite também realça o sabor dos alimentos.

Mirtilo – Essa pequena frutinha é rica em bons nutrientes e uma boa fonte e antioxidantes, que protegem não apenas os rins, mas também o coração. Por terem baixos níveis de sódio, são ótimas para quem tem cálculo renal.

Alho – Pessoas com problemas renais devem consumir pouco sódio. Por isso o alho se torna uma excelente alternativa para substituir o sal em receitas deliciosas.

Agora que você já sabe quais são os heróis da boa alimentação, aproveite. Invente suas receitas e saboreie com prazer, celebrando a saúde e a vida.

Compartilhe