Para manter o corpo hidratado, você precisa beber 2 litros de água por dia. Certo?
Depende. O mito dos 2 litros é tão divulgado que, para muitos, acaba se tornando uma verdade. Mas não é bem assim.
Ninguém questiona a necessidade de se manter hidratado. Barata e livre de calorias, a água ajuda os rins a eliminar toxinas da alimentação, além de hidratar a pele e melhorar o funcionamento do intestino.
Para alguns profissionais, um adulto saudável deve beber cerca de 35 ml de água por quilo de peso. Seguindo este cálculo, um indivíduo que pesa 70 kg deveria ingerir 2,45 litros de água por dia. Mas há muitos outros fatores que influenciam nesta conta. Entre eles, estão o lugar onde você mora, a estação do ano, a quantidade de suor e até mesmo o tipo de alimentação.
Quem mora em cidades mais frias pode manter um bom nível de hidratação com uma quantidade menor de água do que quem vive em lugares mais quentes. No inverno, suamos em menor quantidade e precisamos de uma reposição menor de líquido. No verão, é justamente o contrário. Com o forte calor, suamos muito e precisamos nos abastecer com quantidades maiores de água.
A alimentação também contribui bastante com o bom funcionamento do corpo. Quem come muitas frutas e verduras pode necessitar de menos ingestão de água. Já as pessoas que ingerem muito sal precisam de mais líquido.
Mas é preciso fazer um alerta importante: água demais é prejudicial à saúde. O excesso de líquido pode levar a um quadro de confusão mental e à hiponatremia (baixa concentração de sódio no sangue).
O ideal é estar atento aos sinais do seu corpo e aos momentos em que você sente sede. Uma boa dica é ter sempre por perto uma garrafinha d’água ou uma squeeze. Assim, você pode se abastecer em intervalos regulares. Os idosos devem ter um cuidado especial, porque, com o passar dos anos, é mais difícil perceber a sede e até mesmo os primeiros sintomas de desidratação.
Um recado final: refrigerante, café e cerveja não entram na conta da hidratação. Além de água, você pode ingerir sucos de frutas.