Para manter a saúde dos rins, alguns ingredientes não devem faltar na sua mesa. São principalmente os alimentos ricos em antioxidantes, que ajudam a retardar o envelhecimento e a prevenir o surgimento de doenças crônicas. Selecionamos alguns deles. Todos são facilmente encontrados em qualquer supermercado ou hortifruti. Inclua na sua lista de compras.
Repolho – Este vegetal é repleto em fitoquímicos, substâncias que ajudam a melhorar a saúde vascular. Rico também em vitaminas K, C e B6, fibras e ácido fólico, o repolho pode ser ingerido cru ou cozido, em saladas, sopas, yakisobas ou pratos da culinária árabe. Por ser pobre em potássio, é especialmente benéfico aos doentes renais.
Couve-flor – Rico em vitamina C, folato e fibras, este alimento contém compostos que ajudam o fígado a neutralizar substâncias tóxicas no organismo. Pode ser consumida crua ou cozida.
Cebola – Este vegetal é rico em quercetina, um flavonoide que impede o depósito de gordura nos vasos sanguíneos. A quercetina tem propriedades anti-inflamatórias e ajuda a proteger contra as doenças cardíacas. O baixo teor de potássio da cebola também favorece os rins.
Alho – Este alimento ajuda a diminuir o colesterol e a reduzir as inflamações no organismo. Sua propriedade antioxidante evita a coagulação do sangue. Por ser versátil e saboroso, o alho pode ser utilizado em quase todas as refeições.
Peixes – Além de ser uma boa fonte de proteínas, este alimento é rico em ômega-3. Estas gorduras saudáveis ajudam a prevenir doenças e a reduzir o mau colesterol. Os peixes com mais ômega-3 são o salmão, o atum, a cavala, o arenque e a truta.
Leite – Ao contrário do que muitos acreditam, o consumo diário de cálcio ajuda a inibir a formação de pedras nos rins. A quantidade ideal é de 1000 a 1200 mg por dia.
Clara de ovo – A clara é uma fonte pura de proteína, com menos potássio que as demais. Pode ser adicionada a patês ou usada em recheio de pastel e saladas.
Uvas – Esta fruta possui vários flavonoides, que são substâncias boas para o coração, porque impedem a oxidação e reduzem a chance de coágulos sanguíneos. Os flavonoides também ajudam a prevenir inflamações. Prefira as uvas de coloração mais roxa e avermelhada, consumidas in natura, suco ou saladas.
Deu água na boca? Então aproveite para pesquisar algumas receitas. Além de mais saudáveis, seus pratos podem ser deliciosos!