Você bebe a quantidade de água que seu organismo necessita?
Antes de responder a essa pergunta, é importante destacar: a ingestão da água é a melhor forma de manter os rins saudáveis, porque contribui com o transporte de nutrientes e eliminação de toxinas. Como os rins são responsáveis por filtrar o sangue, a ingestão de líquido na quantidade certa contribui com este processo.
A água também ajuda a prevenir as pedras nos rins, pois dissolve os cristais que formam o cálculo renal, possibilitando que eles sejam facilmente eliminados através da urina. Ingerir líquidos também é benéfico para tratar as infecções urinárias, pois contribui para dissolver os antibióticos utilizados no tratamento, além de aumentar a produção de urina, ajudando a eliminar as bactérias que causam o problema.
Mas sejamos sinceros: às vezes, na correria do dia a dia, você se esquece de dar aquela pausa para se abastecer? Seu caso não é isolado. A maioria das pessoas consome menos água do que deveria – o que é perigoso para o organismo.
Muitos problemas renais têm origem na desidratação, ou seja, na ingestão de água em quantidades abaixo da necessidade. Um dos sinais mais comuns é a cor da urina. Quanto mais escura ela for, mais desidratado está o seu organismo.
O ideal é beber pelo menos 2 litros de água por dia – o equivalente a oito copos. Se suas atividades diárias consomem cerca de 12 horas, faça uma parada pelo menos a cada 1 hora e meia para beber um copo. Se for preciso, programe o despertador do seu celular.
A ingestão de líquido deve ser maior nos dias mais quentes, nos momentos de exposição prolongada ao sol ou após a prática de atividade física. Mas atenção! Quantidades excessivas de água podem levar à diluição do sódio no sangue, causando a hiponatremia.
Uma dica importante: não espere ter sede para beber água. A sensação de sede já é a maneira que o organismo encontra de manifestar o início da desidratação. Quando estiver em casa, vá à cozinha com frequência para beber um copo. Se estiver no trabalho, vale a pena manter uma garrafinha ou squeeze sempre abastecida na sua mesa.
Prefira água para satisfazer a sede, mas, se achar melhor, substitua-a por outro tipo de líquido, desde que não contenha açúcar, álcool ou cafeína. Misture limão, lima ou laranja, fazendo um refresco – que cai muito bem nos dias mais quentes.
Lembre-se: seu corpo é constituído em média por 70% de água. Então cuide bem dele, mantendo-o sempre hidratado. Seus rins agradecem!